Este bicho provavelmente habita na tua casa

É um dos animais mais odiados do mundo e todos nós já ouvimos falar dele. Pertencem à ordem Lepidoptera (a ordem das Borboletas) e família Tineidae. Ao contrário de outras borboletas noturnas, esta não é atraída pela luz e a probabilidade de existirem ou já de terem passado pela nossa casa é bastante elevada.

Fig.1 - Larva de Tineola bisselliella (Traça das roupas)
Estamos a falar provavelmente do inimigo número 1 das nossas roupas: a Traça das roupas (Portugal) ou Mariposa (Brasil). 

Existem diferentes espécies mas a mais comum tem o nome científico: Tineola bisselliella. São insetos que vivem maioritariamente em ambientes escuros e húmidos, em locais pouco frequentados, longe dos olhares dos humanos.

Uma das formas mais fáceis de identificar a presença destes bichinhos é quando estes atingem o seu estado adulto (fig.2) ou através dos pequenos casulos brancos ou prateados que deixam após a transformação de larva para borboleta.
Fig.2 - Borboleta da Traça (Tineola bisselliella)
O vídeo a seguir filmei num hotel onde estive e foi também a primeira vez que me deparei com a larva da traça. Fiquei bastante intrigado e a questionar-me sobre que raio de bicho seria aquele, foi então que descobri com a ajuda do nosso querido Google que se trataria da larva de uma traça / mariposa.

Como podem ver pelo vídeo, tem uma coloração muito idêntica ao azulejo onde se encontrava a comer os meus cabelos caídos, o que as tornava quase invisíveis a olho nu. Só reparei mesmo quando vi um cabelo a mexer-se sozinho. A rapidez com que comiam os cabelos era incrível para um animal tão pequeno. 



Bem, enquanto estivessem só na WC não haveria problemas, sempre ajudariam a limpar os cabelos do chão, o pior seria depois. 

Para terminar, vou deixar aqui as respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre estes incríveis bichinhos.

São elas que fazem aqueles buraquinhos nas roupas?
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é quando estas chegam a borboleta que estragam as nossas roupas, mas sim quando estas estão no seu estado larval (fig.1).

Do que se alimentam?
Alimentam-se sobretudo de roupas de lã, tapetes, pelos, cabelo, peles, penas, seda e outros produtos animais.  São dos poucos animais capazes de se alimentar de queratina (proteína sintetizada por um grande número de animais para criar diferentes estruturas do corpo).

Como se reproduzem?
Reproduzem-se todo o ano e começam este ciclo assim que chegam ao estado adulto. As mães geralmente deixam os ovos já nas roupas, em sítios onde as larvas se possam alimentar. Normalmente deixam entre 50 a 150 ovos, mas podem desovar até 200 ovos.

Como me ver livre delas?
Existem várias formas de se ver livre de traças em casa, mas eu aconselharia utilizarem métodos naturais.
Procure lavar as roupas que não usa de vez em quando. Há quem diga que deixar cascas de limão secas no armário também ajuda a combater. Borrifar óleo essencial de lavanda, ou mesmo deixar folhas secas da mesma nos armários. São várias as formas naturais de atuar, uma pesquisa rápida no google irá certamente ajudar. 

Conheces algum outro método para acabar com as traças nas nossas casas? Sabes mais curiosidades sobre estes incríveis bichinhos? Não hesites em comentar ou enviar-nos as tuas mensagens! 
  

0 comentários:

Enviar um comentário

My Instagram